Nikko Kali, artista plástico, escultor e ceramista nasceu em São Paulo e vive desde 1984 em Paris.

Depois de estudar administração e o françês, apaixonado pelas artes e pelas pedras preciosas, decidiu continuar a sua formação na França. Em 1990, concluiu o mestrado em Gemologia pelo Instituto Nacional de Gemologia e o bacharelado em História da Arte pelo Museu Nacional de História Natural, em Paris. Para completar sua carreira, ele fez cursos de técnica de cores na Hampton University, em Londres.

No final dos estudos, trabalhou como Designer e Gemólogo, para os maiores joalheiros franceses na Place Vendôme em Paris.

Seu trabalho com as cores das joias, que vão adornar os suntuosos ornamentos que desenha, está associado a outra de suas paixões, que expressa desde cedo, a pintura.

Alcançado o sucesso, ele decide dedicar-se, exclusivamente, a esta arte, combinando seus conhecimentos em gemologia. Este amante das cores, sem as quais não pode viver, só usa pigmentos puros que extrai moendo pedras preciosas e outros minerais, plantas e metais preciosos e por vezes usando ferramentas de joalheria.

Viajante incansável, vivera nos Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Índia, em constante busca por conhecimento. Ele viaja por bibliotecas e estúdios de arte para aprender e compreender técnicas antigas de trabalho com minerais, lacas e cores.

Sempre maravilhado com as possibilidades que o surrealismo e o abstrato lhe oferecem, sem focar nesta corrente e inspirar-se na história da arte universal, Nikko Kali evoca prontamente Tàpies, Miró, Rothko, J. Jenkins, Chagall, Kandinsky… seus Mestres.

Seu trabalho sobre a sobreposição de materiais, sua técnica de cores, seu estudo do simbolismo e a integração de culturas antigas em suas obras fazem dele um artista único.

 “A floresta amazônica, o planalto, as estrelas, a lua, o sol, o deserto e o canto dos pássaros são, para mim, a base de tudo o que faço assim como o som do silêncio”.

Nikko Kali expôs no Brasil, Japão, China, Itália, Espanha, Inglaterra, Portugal, Singapura, França…

Em 2009, Nikko Kali recebeu a medalha de ouro da "Société Académique des Arts, Sciences e Lettres" pela Academia Francesa e sob o alto patrocínio do Presidente da República Francesa.

Em 2012 Nikko Kali recebe a Medalha Granadeiro do Imperador do 1º Batalhão de Guardas, Batalhão do Imperador - 1823, Rio de Janeiro, Brasil

 

Texto: Colette Le Borgne

 

 Para conhecer os produtos exclusivos assinados por Nikko Kali  CLIQUE AQUI